Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

cachorro engasgado 2 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar
Cachorro engasgado

Um cachorro engasgado pode ser uma das situações mais complicadas que um tutor pode enfrentar. Mas, ao mesmo tempo, pode ser algo passageiro e que pode ser resolvido com alguns cuidados básicos e prévios. E por isso, vamos entender o que você poderá fazer para ajudar seu cão, caso ele dê sinais de que se engasgou.

Ter conhecimento sobre as possibilidades de enfermidades que podem acometer seu pet, é fundamental. E isto precisa estar claro muito antes de você, de fato, adotar o seu cachorro. Afinal, na hora da emergência muitas vezes não dará tempo de você parar, pensar, ler artigos e estudar sobre o tema, não é mesmo?

Partindo deste princípio, vamos entender melhor o que fazer caso seu cachorro se engasgue com alimentos, brinquedos, objetos ou sujeiras. Acompanhe!

Cachorro engasgado – Os primeiros sinais de um problema que está por vir

cachorro engasgado 6 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

Ajudar um cachorro engasgado pode ser um desafio, principalmente se você não tem a menor ideia do que fazer a respeito. O animal poderá se engasgar com um brinquedo, um alimento ou mesmo algum objeto que tenha mastigado por curiosidade.

Muitas vezes, o cachorro poderá engolir isso sem você perceber. Por outras vezes, o corpo poderá ficar preso na garganta – e então, os problemas começam.

Cães engasgados geralmente vão dar alguns sinais muito claros de que algo está errado. E você deverá captar estes sinais, ou mesmo interpretar de maneira efetiva para que tenha o insight de que algo está acontecendo. Estes sinais, podem ser os seguintes:

  • Cachorro chorando pode ser um indicativo;
  • Fazer força para respirar;
  • Observe se o cão está levando a pata até a boca;
  • Movimentos circulares de forma desorientada;
  • O ato de babar pode ser um indicativo de engasgo;
  • Vomitar de maneira repentina após outros sinais;

Falaremos um pouco mais sobre cada um destes tópicos a partir de agora. Continue lendo.

Cachorro chorando pode ser um indicativo

cachorro engasgado 3 683x1024 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

O primeiro ponto que você precisa observar, é se o seu cãozinho está choramingando. Quando ele faz isso, pode ser por alguns motivos diferentes. Por isso, nem sempre será pelo fato de o cachorro estar engasgado. Então, não precisa se desesperar, ok?

Porém, olhe atentamente o ambiente do animal. Tente entender se o cachorro eventualmente pôde ter engolido algo com que estava brincando, comendo, etc. Este é o primeiro sinal de alerta que você precisa ligar.

Fazer força para respirar

cachorro engasgado 8 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

O segundo sinal de alerta que você precisa ligar – e este, um pouco mais grave – é uma eventual dificuldade para respirar. Um cachorro engasgado poderá apresentar diferentes formas de manifestar este problema. E, claro, faltar o ar é algo muito comum, pois o objeto poderá estar obstruindo a passagem dele.

Neste caso, você verá o cachorro agitado, com movimentos rápidos e fortes no corpinho dele – o que indica uma respiração pesada. Este é mais um insight de que o seu pet pode estar engasgado.

Observe se o cão está levando a pata até a boca

cachorro engasgado 12 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

Algo muito comum que acontece com um cachorro engasgado, é ele levar as patinhas até a boca. Este é um movimento completamente natural e instintivo, uma vez que o cachorro tenta, de alguma forma, retirar o que o está incomodando. Portanto, se você observar este comportamento no seu pet, desconfie.

De preferência, busque analisar o ambiente do animal e veja se há algo no chão, quebrado ou mastigado. Isto pode ser um indicativo de que algo está preso na garganta do animal.

Movimentos circulares de forma desorientada

cachorro engasgado 5 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

Qualquer tipo de desordem na saúde do cachorro, poderá fazer com que ele apresente comportamentos diferentes. Por exemplo, correr em círculos de maneira desorientada, como se ele estivesse perseguindo alguma coisa. Muitas vezes, pode ser uma simples brincadeira – como correr atrás do rabo.

Porém, é importante você analisar o contexto e continuar observado o cachorro. Se ele apresentar alguns sinais extras de engasgo (como os mencionados acima), você precisa agir o quanto antes.

O ato de babar pode ser um indicativo de engasgo

cachorro engasgado 9 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

Se o seu cachorro está babando, isto pode significar uma série de problemas que o animal pode estar enfrentando naquele momento. E um destes problemas, pode ser justamente o engasgo. Portanto, se você notar o seu cachorro espumando, com uma saliva muito grossa ou mesmo descontrolada, de maneira que saia da boca em excesso, desconfie. Pode ser que ele esteja, sim, engasgado com alguma coisa.

Vomitar de maneira repentina após outros sinais

cachorro engasgado 10 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

E por fim, um dos sinais mais clássicos: vômito. Vomitar é uma forma que o corpo encontra de remover algo que desceu de maneira errada, em excesso ou sem controle. E quando seu cachorro estiver vomitando, pode significar que ele se engasgou com algum brinquedo, objeto ou alimento. Principalmente, se acompanhado dos demais sintomas anteriores.

O que fazer se o cachorro estiver engasgado?

cachorro engasgado 11 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

Até aqui, entendemos quais são os principais sinais de que um cachorro está engasgando ou engasgado. Afinal, é preciso ter algum tipo de indicativo para poder agir de forma mais clara, não é mesmo? E por falar em agir, vamos ver o que você poderá fazer para lidar com um problema de engasgo, de forma eficaz e racional.

Nós entendemos que este é um momento de muito estresse e dor de cabeça. Por isso, tente entender com antecedência o que você deve fazer quando seu cachorro estiver engasgado. E nós vamos ilustrar melhor este processo logo abaixo. Veja:

  • Leve a uma clínica veterinária o quanto antes – Saiba com antecedência o endereço;
  • Ligue para um veterinário para que ele possa orientar os primeiros-socorros;
  • Tente verificar se o objeto está aparente na garganta – Não force!;
  • Com cuidado, coloque o cão de cabeça para baixo;

Falaremos sobre cada processo de maneira individual, para que você possa compreender melhor. Portanto, continue lendo.

Leve a uma clínica veterinária o quanto antes – Saiba com antecedência o endereço

cachorro engasgado 4 683x1024 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

Não há nada mais seguro, recomendado e útil para o seu cachorro engasgado, do que levar ele a uma clínica veterinária. Lidar com o problema de maneira profissional e adequada é a nossa dica principal. Ou seja, se você notar qualquer tipo de indicativo de que seu pet possa estar sofrendo um problema de engasgo, não hesite: procure um hospital veterinário!

Porém, algo ainda mais importante e que muitas vezes não é levado em consideração, é o conhecimento prévio desta clínica. Ou seja, se você é tutor de um pet, você precisa saber o contato e o endereço de uma clínica veterinária mais próxima.

Esta é uma maneira de se precaver. Afinal, imprevistos acontecem. Mas sempre que podemos prever o imprevisto, ele deixa de ser um imprevisto, não é mesmo?

Ter um “plano de fuga” é fundamental.

Ligue para um veterinário para que ele possa orientar os primeiros-socorros

cachorro engasgado 14 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

A segunda dica para ajudar o seu cachorro que está engasgando ou engasgado, é: ligue para o veterinário e diga o que está acontecendo. Algumas dicas profissionais poderão ajudar a salvar a vida do seu pet, enquanto você prepara tudo para levar ele até a clínica. Os primeiros-socorros, mesmo que de maneira simples, podem fazer com que a saúde do seu pet se mantenha em dia.

Portanto, coloque o telefone no viva-voz e faça tudo que o veterinário estiver indicando, mesmo que seja uma simples massagem ou alguma manobra com o corpinho do animal. Você ganhará tempo com isso – e o seu pet, também.

Tente verificar se o objeto está aparente na garganta – Não force!

cachorro engasgado 7 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

Caso você tenha ideia do que o cão possa ter engolido, ou mesmo viu ele engolir, você poderá verificar a garganta dele e tentar retirar o objeto. Porém, este é um procedimento muito delicado. Você não pode forçar nem agir de maneira imprudente. Afinal, o cão vai estar aflito e possivelmente com dor. Em legítima defesa, ele poderá morder ou te machucar. Se ele estiver estressado, não tente manipular a boca dele de forma alguma.

Porém, se o cão estiver calminho e deixar que você observe a garganta dele, faça isso com ajuda de uma lanterna. Se você enxergar o objeto e se ele estiver de fácil acesso, tente retirar com uma pinça. Jamais seja invasivo a ponto de procurar o objeto, ok? Este trabalho precisa ser feito de maneira profissional e cuidadosa.

Com cuidado, coloque o cão de cabeça para baixo

cachorro engasgado - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

E por fim, você ainda poderá tentar colocar o cão de cabeça para baixo. Ou seja, a própria gravidade poderá se encarregar de ajudar a expelir o objeto que esteja engasgando o pet. Se o cachorro for de pequeno porte, este processo será mais fácil. Porém, saiba que você está lidando com um animal, não com um bichinho de pelúcia, ok? Portanto, faça a manobra com cuidado.

Se o seu cachorro for de grande porte, isto será muito mais difícil. Por isso, recomendamos que você não tente colocar ele de cabeça para baixo. Neste caso, você pode tentar abraçar o animal e apertar o corpo dele, de forma que o objeto seja expelido através da tosse.

De qualquer forma, prevenir sempre será o melhor remédio. Portanto, não deixe objetos pequenos espalhados pela casa e nem deixe o animal roer o que ele ver pela frente. Cuide do seu pet!

Cachorro engasgado. Gostou das Dicas? Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!

Siga nosso Instagram: @DoguesLove

Conheça o Canal da Dogues Love no logo youtube 1 - Cachorro Engasgado: O que fazer? Saiba tudo, como lidar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *