CASTRAR CACHORRA – Se não fizer, Pode ser Fatal

Castrar cachorra.
Castrar cachorra

Castrar cachorra | A piometra é uma infecção bacteriana que afeta cadelas não castradas – ao pé da letra, significa pus no útero (em latim, “pio” é pus e “metra” útero). Ela ocorre ao longo da idade reprodutiva, podendo ser aberta ou fechada.

No primeiro caso, o sintoma é corrimento vaginal com pus (em tons de amarelo, marrom ou rosa), com cheiro muito forte e desagradável, geralmente 60 dias depois do cio.

O segundo tipo de piometra, o fechado, é mais perigoso porque os sintomas se assemelham aos de outras doenças e podem demorar a ser identificados: fraqueza, falta de apetite, sede e excesso de xixi, ou até mesmo vômito e diarreia.

Em geral, o dono só percebe o problema quando é tarde demais. Sem socorro rápido, o pus vai se acumulando no útero e, sem ter por onde sair, pode rompê-lo, causando peritonite, muitas vezes fatal.

A importância de castrar cachorra

Este é um assunto muito importante.
Este é um assunto muito importante

Assim que o cio passa, com altos níveis de progesterona, o útero começa a produzir mais secreções, aumenta de tamanho, e sofre uma diminuição na quantidade de células de defesa, o que facilita a proliferação de bactérias.

Caso a cadela não fique prenha por vários cios seguidos, o estímulo hormonal poderá engrossar as paredes uterinas e contribuir para a formação de cistos. Estes, por sua vez, produzem um líquido que fica retido no interior do útero e que cria um ambiente favorável ao crescimento de bactérias.

Os altos níveis de progesterona ainda inibem a contração do útero, que ajudaria a expelir líquidos ou bactérias acumuladas – elas podem ir para os rins pela corrente sanguínea e causar a morte do animal.

O diagnóstico da piometra se dá pela descrição de sintomas, hemograma para contagem de glóbulos brancos (leucócitos) e até raio-X – numa cadela normal, o útero não ficaria visível nesse procedimento.

O Tratamento

Castrar cachorra, seja parceiro.
Seja parceiro

O tratamento mais comum é cirúrgico, ou seja, a castração da fêmea com a retirada completa do útero e seu conteúdo tóxico. Em casos graves, a peludinha tem que ser estabilizada e tomar antibióticos antes do procedimento.

A piometra é um grande risco para animais não castrados, que pode ser facilmente prevenido com a castração por volta dos 5/6 meses – um ato simples pode significar a diferença entre a vida e a morte da sua cadela.

Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!

Siga nosso Instagram: @DoguesLove

Conheça o Canal da Dogues Love NO youtube

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *