Espirro reverso – Incrível! Como Cuidar do seu Doguinho!

Espirro Reverso.

Espirro Reverso | É bem provável que você já tenha ficado aflito ao ver seu cão aparentemente engasgado, estático, pescoço esticado, com os olhos arregalados, inspirando rapidamente com a boca fechada e fazendo um barulho estranho. Haja coração! Mas, calma! Ele pode estar apenas espirrando… para dentro.

Em um espirro “normal”, o ar é empurrado para fora através do nariz. Em um episódio de espirro reverso (respiração paroxística inspiratória), um espasmo na garganta faz com que o ar seja puxado rápida e ruidosamente para dentro, o que dá a impressão do peludo estar se asfixiando. É mais comum em cães pequenos e de raças braquicefálicas (de focinho curto) como pugs e bulldogs, de palato mais mole e alongado, e ocorre com pouca frequência em gatos.

Causas

O espasmo que desencadeia o espirro reverso pode se dar por conta de uma irritação na garganta, faringe ou laringe devido a cheiros fortes de perfumes e produtos de limpeza (dê preferência aos específicos para casas com animais), ou por pólen, mudanças bruscas de temperatura e até pela pressão da coleira no pescoço de peludos mais afoitos que puxam nos passeios.

O que fazer

Em primeiro lugar, você precisa manter-se calmo para não estressar mais o cachorro. Massageie a garganta do animal para cessar o espasmo, ou cubra as narinas do peludo com as mãos, o que fará com que ele engula saliva. Outra opção é abrir a boca e pressionar a língua dele com o dedo, o que ajudará a mover o ar através do nariz de forma eficaz.

Espirro Reverso. Quando devo ir ao veterinário?

Se os episódios de espirro reverso forem muito frequentes ou demorarem mais do que alguns (aflitivos) minutos para passar, é importante consultar o veterinário para descartar a possibilidade de doenças como câncer nasal, pólipos ou tumores, colapso traqueal, tosse do canil, infecções respiratórias ou corpos estranhos no trato respiratório. Na maioria dos casos, se o motivo do espirro reverso for muco ou matéria estranha nas passagens nasais, a simples remoção fará com que esses reflexos cessem.

O importante é estar sempre de olho no peludo e observar se isso acontece com frequência – e quando. Geralmente não há necessidade de intervir numa situação de espirro reverso, mas se ocorre com frequência e em situações específicas é possível identificar e evitar esses “gatilhos”. Se o problema for aquele perfume que custou os olhos da cara, basta usá-lo longe do bichinho!

Espirro Reverso! Gostou das Dicas? Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!

Siga nosso Instagram: @DoguesLove

Conheça o Canal da Dogues Love no

Similar Posts

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *