REMÉDIO PARA CACHORRO | Saiba Quais Fazem MAL
Remédio para cachorro | Você já deve ter se perguntado: será que eu posso dar esse remedinho para o meu patudo? Às vezes até já ligou para um amigo para saber o que foi que o cachorro ou gato dele tomou quando não estava se sentindo bem. Sim, este é um comportamento que a maioria de nós já teve, mesmo sabendo que existem riscos para a saúde de quem a gente, justamente, ama tanto e quer bem.
A verdade é que muitos medicamentos humanos podem e são usados na medicina veterinária, só que é preciso ter muito cuidado com as dosagens, pois o peso corporal dos peludos é muito menor do que os nosso e a dosagem incorreta é exatamente o que faz a diferença entre remédio e veneno.
É só na Dosagem que devemos nos preocupar?
E não é só a dosagem que influencia. Os mecanismos de ação e efeito farmacológico, o processo de liberação, absorção, metabolismo e eliminação dos componentes de um medicamento são muito diferentes no organismo humano e no organismo do cachorro ou gato. A coisa é tão delicada que muitas vezes nem cães e gatos podem compartilhar da mesma prescrição.
Para sermos verdadeiramente responsáveis no que diz respeito à vida e saúde de nossos bichinhos é preciso sempre consultar o veterinário antes de medicar. Saber as dosagens corretas, quais medicamentos podem ser usados na concentração humana, quais precisam ser de uso veterinário. Pense o seguinte: se você estiver se sentindo mal, doente, tomaria os remédios do seu cachorro sem perguntar ao médico se pode?
Levar seu bichinho ao veterinário quando há suspeitas de que tem algo errado é muito importante para evitar que, ao medicar apenas os sintomas, a causa da doença continue a progredir sem que ela esteja de fato sendo tratada. É preciso saber a origem daquela dor, da febre, por que o patudo não quer comer ou está se movimentando pouco. Só assim seu filhote vai realmente ter chances de ficar curado.
Outro detalhe importante quando falamos em segurança é manter sempre a farmácia fora – totalmente fora – do alcance de crianças e bichinhos. A ingestão acidental de remédios aparentemente inofensivos pode fazer muito mal para seus pequenos, ou até levar a morte rapidamente.
E como informação é fundamental, fizemos uma lista de medicamentos perigosos para seus peludinhos, assim você pode ficar mais atento e eles não vão correr riscos desnecessários.
Remédio para Cachorro: Listagem dos Remédios que Fazem Mal:
Paracetamol – Tylenol®; Excedrin®; Anador®; Acetamil®; Naldecon®; Parador®. Atenção: muitos outros medicamentos para dor possuem paracetamol na sua formulação.
Pode prejudicar gravemente o fígado, levando a óbito.
Ibuprofeno – Advil®; Alivium®; Dalsy®; Buscofem®; Artril®; Motrim®
Falha hepática e renal, podendo levar a óbito.
Benzodiazepinas
alprazolam – Frontal®; Altrox®; Apraz®; Constante®; Neozolam®; Teufrom®; Tranquinal®; Zoldac®
diazepam – Valium®; Ansilive®; Calmociteno®; Dienpax®; Kiatrium®; Uni Diazepax®
clorazepato dipotássico – Tranxilene®
Pode causar danos severos ao fígado.
Diclofenaco
Oral – Voltaren®; Arten®; Cataflam®; Flotac®; Benevran®; Biofenca; Femarem®; Flogan®; Voltaflex®; Zotac®
Tópico gel ou pomadas – Cataflam®; Still®; Biofenac®; Clofenak®; Fenaren®
Pode causar perfuração estomacal, danos aos rins e fígado. Risco de óbito tanto no uso oral como no contato com o gel ou pomada.
Ácido Acetilsalicílico – Aspirina®; AAS®; Bufferin®; Alidor®; Analgesin®; AS-Medin®; CAAS®; Melhoral®
Vômitos, aumento da temperatura corporal; depressão e risco de óbito.
Principalmente Gatos
Vitamina A
Em excesso pode causar fraturas espontâneas e hemorragia interna. Risco de óbito.
Vitamina D
Excesso de vitamina D pode causar taquicardia, edema pulmonar, lesões renais e hemorrágicas nos aparelhos digestivo e respiratório. Comprometimento do sistema cardiovascular, sobretudo pela mineralização das artérias. Risco de óbito.
Outros medicamentos proibidos:
Pseudoefedrina – Claritin®; Tylenol Sinus®; Loratadina®
Salicilato de Bismuto – Pepto Bismol®; Peptozil ®
Piroxican – Feldene®; Inflamene®
Enema de Fosfato – Fleet Enema®
Shampoo à base de Alcatrão – Sebotrat -O®; Ionil T®; Politar®
Shampoo com Benzoato de Benzila – Acarsan®
Shampoo com Sulfeto de Selênio – Selsun Ouro®; Selsun Azul®
Piretróide – Antiparasitário como Butox®
Levamisol – Ascaridil®
Azatioprina – Imuram®
Fenazopiridina – Pyridium®; Pyriset®; Urovit®
Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!
Siga nosso Instagram: @DoguesLove