Como Adestrar um Cão – Dicas Básicas
Sentar, deitar, dar a pata e fingir de morto. Esses são os truques mais lembrados quando o assunto é como adestrar um cão. São atividades executadas em repetição com o cachorro, a fim de condicioná-lo a obedecer comandos e ter respeito ao seu dono.
Os cães só tem dois tipo de relação com os humanos, a de dominante e a de dominado, então desde o início você deve mostrar quem manda para seu cãozinho, o começo do adestramento para cães, se dá com estímulos negativos em caso de atitudes erradas e positivas quando fizerem o que o dono quer, aprender o não é essencial para um bom adestramento futuro.
Muito mais importante do que apenas tornar seu cão obediente, o adestramento traz qualidade de vida para seu animal de estimação. Isso acontece porque o processo de aprendizado estimula seu raciocínio, gera entretenimento e é responsável por criar um forte laço entre o dono e seu pet.
Vamos pra algumas Dicas de como adestrar seu cão, que você pode começar a aplicar hoje mesmo!
Use recompensas durante o adestramento de cães
Para o cachorro, a atenção que o tutor demonstra ao olhá-lo, frases positivas como “bom garoto!” ou “muito bem” e carinho são formas de recompensa. E as recompensas são grandes aliadas na hora do adestramento de cães: elas incentivam o pet a fazer os movimentos que você quer durante o início do processo, até que se tornem hábitos comuns do cachorro.
Em muitos casos, essas recompensas são suficientes para ajudar no adestramento de cães. Mas, se achar necessário, petiscos saudáveis ou frutas permitidas para cachorros podem ajudar. Se seu cão for alérgico ou não puder sair da dieta, como aqueles que sofrem de obesidade canina, use os grãos da própria ração como aperitivo.
Antes de começar o adestramento de cães, lembre-se: as recompensas devem ser rápidas para evitar que o cachorro perca o foco no treinamento. Assim como longos elogios tiram o foco do pet e prejudicam o aprendizado, os petiscos devem ser pequenos, a ponto de serem engolidos rapidamente, para que não seja necessário parar a atividade para que ele mastigue. Pronto para aprender como adestrar um cachorro? Continue a leitura!
Truques para o adestramento de cães
Selecionamos dicas de como adestrar seu cachorro em casa. Confira:
Como ensinar o cachorro a sentar
Para aprender como ensinar o cachorro a sentar, pegue um petisco na mão e deixe ele cheirar. A reação natural de muitos cachorros é sentar, como se estivessem esperando a comida. Se isso acontecer, recompense com palavras de incentivo ou com o aperitivo. Essa é, geralmente, a primeira etapa do adestramento de cães, pois outros comandos dependem dela.
Caso o pet não sente depois de cheirar o petisco, existem outras formas de ensinar o cachorro a sentar com o adestramento de cães. Ainda com o petisco, mova a sua mão até a parte de trás da cabeça dele. A intenção é que o cachorro acompanhe o movimento da mão e sente. Quando ele finalmente fizer o que você deseja, não esqueça de dar a recompensa.
Mesmo assim, alguns pets podem não entender. Para mostrar ao cachorro que ele deve sentar, empurre bem de leve o peito do cão ao mesmo tempo que pressiona o bumbum para que ele sente. Em seguida, dê a recompensa. Durante o adestramento de cães, repita a palavra-chave que deseja, como “senta!”, para que se acostume ao comando, e pronto: você aprendeu como ensinar o cachorro a sentar!
Como ensinar o cachorro a dar a pata
A forma mais simples aprender como ensinar o cachorro a dar a pata é esconder um petisco na mão e deixar que ele cheire, assim como ao ensinar o cachorro a sentar. Ele vai tentar pegar o aperitivo de qualquer jeito, e um deles será com a patinha. Assim que o pet colocar a pata sobre a sua mão, demonstre que ele fez o gesto certo e dê a recompensa. Não se esqueça de repetir a palavra-chave que escolher durante o adestramento de cães.
Como ensinar o cachorro a dar a pata é um processo demorado, assim como muitos outros truques de treinamento, tenha paciência e nunca brigue com o seu pet caso ele demore a aprender o comando.
Como ensinar o cachorro a deitar
Como ensinar o cachorro a deitar? Coloque o petisco na frente do focinho do cachorro e desça a mão até o chão. Ao acompanhar o gesto, o pet deve colocar os cotovelos das patas da frente no chão. Quando fizer isso, não se esqueça da recompensa! Você também pode usar palavras-chave para que o cão entenda o comando sem precisar do petisco no futuro. Essa tarefa é mais complexa e pode ser necessário um pouco mais de treino durante o adestramento de cães.
Como ensinar o cachorro a ficar
Se você quer saber como ensinar o cachorro a ficar, faça o pet sentar e comece a premiá-lo com petiscos só por estar naquela posição. Mantenha a atenção dele, sem deixar que se mova.
Depois de fazer isso por alguns minutos, faça o gesto de “pare”, mostrando a palma da mão para cachorro, diga a palavra-chave escolhida, como “fica”, por exemplo, e vá se afastando aos poucos. Pode ser necessário repetir a palavra de comando durante o adestramento de cães enquanto se afasta para ele entender que deve ficar parado.
Você pode alternar a palavra-chave com frases curtas de incentivo, como “bom garoto” ou “muito bem”. Em seguida, volte e repita o processo para ensinar o cachorro a ficar. Se o peludo tentar te seguir, volte e faça ele retornar ao ponto inicial, e repita o adestramento de cães.
A importância da repetição no adestramento de cães
Não se esqueça de que o adestramento de cães é um treinamento e, por isso, é essencial repetir diversas vezes cada ação com o cachorro até que ele aprenda o que você deseja – seja sentar, dar a pata, deitar ou ficar.
Mas, durante o adestramento de cães, faça sempre treinos curtos, com descansos para intercalar, para evitar que o cão canse e perca a atenção — o mesmo que acontece com nós, humanos, quando passamos muito tempo fazendo a mesma atividade! Lembre-se que é preciso muito carinho para ter êxito em como adestrar seu cão.
Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!
Siga nosso Instagram: @DoguesLove