PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?

passear com o cachorro 1 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Passear com o Cachorro

Você sabe por quanto tempo passear com cachorro? Todo tutor que se preocupa com a saúde e bem-estar do seu cãozinho, deve se fazer esta pergunta. Afinal, não há uma receita ou uma regra mundial que deve ser seguida ou que diga exatamente quantos minutos de caminhada serão o suficiente.

Afinal, tudo isso dependerá de uma série de outros fatores relacionados a vida e saúde do seu dog.

Para te ajudar a entender melhor sobre o tema, separamos um guia prático com alguns critérios que devem ser considerados, caso você queira fazer com que o seu cãozinho aproveite ao máximo as saídas no parque e na rua. Antes mesmo de ter um número exato de horas ou minutos, é fundamental entender as características do seu amiguinho.

Vamos lá?

Quanto tempo passear com cachorro?

passear com o cachorro 7 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Quanto Tempo?

Para entender quanto tempo passear com cachorro, você precisa entender algumas características fundamentais do seu pet. Estas características, por sua vez, estão relacionadas com a saúde, idade, peso, alimentação e até mesmo o horário das saídas.

Um passeio com o cachorro, como você já deve saber, é fator determinante para a qualidade de vida do bichinho. Mas, ao mesmo tempo, oferecer as melhores condições para que a atividade seja realizada, é tão importante quanto colocar a ação em prática.

Para ficar mais fácil, separamos uma lista com alguns dos critérios mais importantes que você precisa observar para que as saídas sejam, de fato, saudáveis. Veja:

  • A idade é um fator determinante;
  • Observe o peso do animal;
  • A alimentação faz toda diferença;
  • O condicionamento físico ditará o ritmo;
  • Observe o horário do passeio – Cuidado com a temperatura;
  • Faça check-ups constantes para entender o seu cão;

Para entender cada um dos tópicos acima, continue lendo. Falaremos sobre cada um deles de forma detalhada logo abaixo.

A idade é um fator determinante

passear com o cachorro 10 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Idade é um fator a se levar em conta

A primeira questão que você deve considerar para entender quanto tempo passear com cachorro, é o fator idade. A idade do seu cachorro, na grande maioria das vezes, vai ditar diversas atividades do dia a dia. Afinal, é a partir da idade do cão que podemos estabelecer limites, didáticas, exercícios, alimentação e cuidados veterinários.

Quanto mais idoso for o seu cachorro, mais ele poderá se cansar e ter problemas com caminhadas longas. Quanto mais novo ele for, então, mais ele poderá suportar e gostar de caminhadas longas e deste gasto energético. Caso você tenha um cão idoso, lembre-se sempre de que ele precisará, além de caminhadas mais curtas, muitas pausas e até mesmo passos curtos.

Praticar exercícios é importante. Mas, no tempo e força do animal. Jamais force uma situação, ok?

Observe o peso do animal

passear com o cachorro 11 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Atenção ao peso

Outro critério importantíssimo que precisa ser considerado, é o peso do seu cachorro. Um cão obeso, por mais que precise de exercícios para emagrecer, não pode ser levado ao limite. E caminhadas longas e em ritmo acelerado, muita vezes farão mais mal do que bem. Afinal, com o tempo, o animal poderá vir a desenvolver dores e problemas ósseos dos mais variados tipos.

Por isso, se o você tiver um cachorro gordinho em casa, entender os limites dele pode ser determinante para fazer boas caminhadas, sempre visando a saúde e o bem-estar do animal. Jamais leve o animal ao limite. Isto será extremamente prejudicial para que sua jornada de caminhadas continue de forma saudável.

A alimentação faz toda diferença

passear com o cachorro 12 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Alimentação

Outro fator para saber quanto tempo passear com cachorro, é o fator alimentação. Aqui, é muito simples para entender: quanto mais energia o animal tiver para gastar, mais ele poderá caminhar (considerando os aspectos acima). E quanto menos energia ele tiver, menos saudável será o gasto.

Como você sabe, a energia está diretamente relacionada com a alimentação. Seja ela uma alimentação natural para cães, uma ração premium ou mesmo algum tipo de nutrição especial. Não importa. O que importa, é oferecer refeições de qualidade e em quantidades que sejam boas para o seu pet.

Gostamos sempre de lembrar que os extremos são ruins: comer de menos, é ruim. Mas, comer demais, também é ruim. Para te ajudar com isso, não deixe de buscar ajuda profissional, com algum profissional de nutrição canina.

O condicionamento físico ditará o ritmo ao passear com o cachorro

passear com o cachorro 6 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Condicionamento físico do cachorro

Assim como nós humanos, os cães também possuem condicionamento físico. Quanto mais preparado fisicamente for o seu pet, mais ele aguentará caminhadas longas.

E quanto menos preparado ele for, mais você precisará dosar o tempo e o ritmo. Então, se você está começando agora com as práticas de caminhadas, comece aos poucos. Afinal, seu cão ainda não está preparado para isso.

É claro que cães jovens vão apresentar muita disposição e energia. Mas, é preciso dosar e saber controlar. Lembre-se que no dia de amanhã, o processo precisará ser repetido. O importante não é fazer uma grande e demorada caminhada hoje. Mas sim, fazer um pouco todo dia.

Condicionamento físico se adquire aos poucos. A cada nova caminhada, o seu cãozinho estará mais forte e resistente para a próxima. Vá aos poucos e respeite o tempo dele.

Observe o horário do passeio com o cachorro – Cuidado com a temperatura

passear com o cachorro 3 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Temperatura no dia

Este é um ponto importantíssimo e que é muito fácil ser “sonegado”. O horário do passeio faz toda diferença para estabelecer quanto tempo passear com cachorro. Afinal, há horários que são realmente muito ruins para sair de casa, principalmente em estações extremas, como o inverno ou o verão.

Sair para caminhar com seu cão em um horário que o sol está quente e forte, pode ser muito prejudicial. Por mais que existam produtos, como o protetor solar canino, saiba que o seu pet não se sentirá confortável. E, claro, nem você. Então, optar por horários alternativos e quando o calor já está reduzido, será melhor.

E o mesmo vale para o inverno. Afinal, temperaturas extremas podem fazer com que o passeio se torne estressante. E isto, claro, e ruim para o pet.

Faça check-ups constantes para entender o seu cão, e não ter problemas ao passear com o cachorro

passear com o cachorro 4 1 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?
Check-ups

E por fim, uma das dicas mais importantes de todo o raciocínio para entender quanto tempo passear com cachorro: a saúde do pet! Portanto, nunca hesite em fazer consultas e check-ups para entender como anda o organismo do seu cachorro. É isto que determinará por quanto tempo as caminhadas poderão ocorrer.

Além disso, exames de rotina garantem que você cuide do seu cachorro de forma racional e focada no bem-estar dele. Muitas vezes, um simples problema de saúde que pode ser resolvido rapidamente, torna-se mais grave pelo fato de não ter conhecimento antes. E é justamente nestas consultas de rotina, que estas situações podem ser evitadas.

Cuide do seu pet e bons passeios!

Passear com o Cachorro! Gostou das Dicas? Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!

Siga nosso Instagram: @DoguesLove

Conheça o Canal da Dogues Love no logo youtube 1 - PASSEAR COM O CACHORRO, Você Sabe Qual Tempo Ideal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *