|

Porque Cães NÃO podem comer CHOCOLATE

Cães não podem comer chocolate, nunca.
Cães não podem comer chocolate

Cães não podem comer chocolate, sabe por quê?

Existem muitos alimentos que consumimos diariamente que não nada recomendáveis para o seu pet, uma vez que o seu organismo funciona de forma diferente.

Se o seu cachorro comeu de forma acidental chocolate, se lhe ofereceu ou tem dúvidas sobre isso, continue lendo este artigo do Dogues Love para saber porque cães não podem comer chocolate.

O sistema digestivo do cachorro

No sistema digestivo do ser humano encontramos umas enzimas específicas que servem para metabolizar e sintetizar determinados alimentos, chamados Citocromo P450 que não estão presentes no caso dos cachorros.

Eles não possuem enzimas para metabolizar o chocolate e são incapazes de digerir a teobromina e a cafeína presentes no cacau. O chocolate em grandes doses é tão prejudicial para o nosso cachorro que pode levar a envenená-lo gravemente podendo levar até à morte.

 chocolate, principalmente o escuro, contém teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso dos totós. Presente no cacau, a teobromina pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Dependendo do porte do animal, da quantidade de chocolate que ele ingerir e da sua sensibilidade ao alimento, ele pode até mesmo entrar em coma e morrer.

E tem mais: o consumo de chocolate, bem como de outros alimentos com alto teor de açúcar, predispõe os cachorros a cáries e outros problemas dentários. Para evitar essa roubada, uma empresa nacional chegou até a desenvolver um petisco que tem sabor, cheiro e aparência de chocolate, mas não é chocolate e pode ser consumido na boa pelo seu melhor amigo.

Cães não podem comer chocolate: Consequências do consumo

Pode até matar, muita atenção sempre.
Pode até matar, muita atenção sempre

Como consequência da falta de enzimas, o cachorro demora em média entre 1 e 2 dias a digerir o chocolate. Durante este processo, se o cachorro tiver consumido pouca quantidade do mesmo, podemos presenciar vômitos, diarreias, hiperatividade, tremores e convulsões. Nos casos mais graves pode chegar a provocar uma insuficiência respiratória ou uma insuficiência cardíaca.

Se suspeita que o seu cachorro ingeriu chocolate deverá consultar um veterinário para que este lhe realize uma lavagem ao estômago. Para evitar situações como esta, é importante que conheça os alimentos proibidos para cães, pois podem ser prejudiciais para a saúde do seu amiguinho.

Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!

Siga nosso Instagram: @DoguesLove

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *