Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Como adotar cachorro 7 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes
Como adotar cachorro

Como adotar cachorro | Adotar cachorro é uma ótima forma de doar o seu amor e, a melhor escolha para quem realmente gosta de animais de estimação.

Existem muitos animais sem dono que precisam de um lar com carinho e atenção que eles merecem. Se o cãozinho tiver um bom dono, sem dúvidas saberá como retribuir com amor e lealdade.

Além disso a adoção é um uma grande contribuição social, visto que isso ajuda a dar um bom destino aos milhares de animais que vivem nas ruas no Brasil.

Apesar das inúmeras vantagens é preciso analisar muito bem toda a situação antes de decidir por levar um cãozinho de rua para a sua casa.

Então se você pensa em adotar um cachorro veja como fazer isso e os cuidados que deve ter para fazer uma adoção responsável.

Como adotar cachorro?

Como adotar cachorro 9 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Antes de mais nada se você quer adotar um cachorro precisa entrar em contato com uma ONG da sua cidade ou ainda com o centro de zoonoses local.

É comum que os procedimentos de adoção variem um pouco dependendo da localidade, mas ao entrar em contato com um dos dois você terá maiores informações à respeito disso. Apesar disso existem algumas regras específicas para a adoção que são padrão em todo o território nacional.

Requisitos para adotar cachorro

Como adotar cachorro 5 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Como adotar cachorro exige responsabilidade, há uma série de requisitos para que a ação possa ser concluída. Isso ocorre para minimizar o índice de abandono e outras ações irresponsáveis diante do animal. Diante disso é exigido que:

  • O responsável tenha pelo menos 21 anos completos no ato;
  • Apresente seus documentos pessoais com foto;
  • Apresente um comprovante de residência;
  • Assine um termo de responsabilidade e comprometimento pela vida e cuidados com o animal, inclusive no que diz respeito à castração (a não ser que o animal já seja castrado).

Além desses documentos é comum que os órgãos responsáveis colham outras informações como local onde o cão vai ficar e como costuma ser a rotina das pessoas da casa.

Isso fornece informações de como o animal seria cuidado e, também sobre quais cães se adaptariam melhor ao ambiente e rotina em questão.

Conheça as leis da sua cidade

Como adotar cachorro 2 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Existem leis federais, estaduais e municipais que variam de acordo com a localidade e, que podem influenciar sobre a sua escolha ao adotar um cachorro.

Há leis específicas para algumas raças de cães e, outras mais gerais como a que foi criada recentemente em Santa Catarina que proíbe os cães de latirem.

Você pode até não concordar com o que elas dizem, mas em caso de descumprimento há cobrança de multa ao dono, então é melhor ficar ligado nisso e cumprir com as regras.

Além disso em condomínios fechados e edifícios podem existir regras referentes aos animais de estimação e, é bom que você se atente a isso também antes de escolher um cachorro para adotar.

 Cuidados com o seu animal

Como adotar cachorro 4 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Além de carinho, atenção e uma cama quentinha para dormir, o seu cão vai precisar também de alguns cuidados específicos.

Apesar de algumas coisas serem comuns a todos, alguns cães precisam de mais cuidados, como é o caso da tosa. Alguns cachorros precisam tomar banhos semanais e fazer tosa higiênica a cada 15 dias. Isso deve ser levado em conta na hora de adotar cachorro. Veja outros cuidados.

Leve o seu cãozinho ao veterinário

Como adotar cachorro 6 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Ao pensar em adotar um cachorro você deve ter em mente que o animal vai precisar de cuidados, entre os quais consultas e vacinas anuais.

Por isso você deve estar preparado para ter esse tipo de gasto e, fazer uma reserva para o caso de o animal ter problemas mais graves de saúde.

Outra questão importante é que ao adotar um cachorro você tem que se comprometer a fazer a castração dele e, para isso vai precisar de um bom veterinário e também de dinheiro.

Alimentação do pet

Como adotar cachorro 8 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Hoje em dia existem muitas rações de qualidade que são capazes de suprir todas as demandas nutricionais do animal e, inclusive aumentar em muito a sua longevidade.

No entanto os bons alimentos custam caro e, é preciso levar isso em consideração antes da adoção. Além disso o porte do animal vai influenciar muito na quantidade de ração gasta por mês.

Enquanto alguns cães comem 3 kg de ração ao mês, outros consomem mais de 20Kg. Isso faz um tremenda diferença nos seus gastos mensais.

Atividades físicas e socialização ao adotar cachorro

Como adotar cachorro 1 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

Não é novidade para ninguém que os cachorros são animais muito alegres, que tem uma energia incrível.

Apesar de isso ser ótimo para levantar o astral do tutor, pode ser um problema para quem não consegue se dedicar aos exercícios físicos diários do animal.

Os cães precisam se movimentar todos os dias e, é preciso pensar nisso antes de adotar um cachorro. Caso você não tenha tempo disponível pode acabar fazendo com que o animal desenvolva problemas comportamentais graves.

Vale salientar que alguns cães são mais agitados e enérgicos com relação aos outros e por isso precisam de mais exercícios e em maior intensidade.

Por isso o perfil do tutor e do cão devem ser compatíveis visando evitar problemas posteriormente.

Com relação ao adestramento, alguns animais são mais obedientes e tranquilos do que outros, mas é sempre bom que os filhotes passem por algumas sessões para aprenderem a se comportar melhor.

O adestramento melhora a relação entre o animal e o seu tutor, reduz a agressividade e também ajuda a diminuir comportamentos de destruição caso eles estejam presentes.

Da mesma forma é essencial que o cão seja socializado tanto com pessoas quanto com outros animais desde cedo.

Adotar é a melhor opção!

Como adotar cachorro 3 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

No Brasil e no mundo existem muitos animais abandonados que estão em busca de um dono carinhoso e de um bom lar.

Esses animais merecem uma chance de demonstrar todo companheirismo e amor que eles tem potencial para manifestar.

Além de ser uma contribuição social a adoção é gratuita, fazendo bem para o animal, para a sociedade e também para você.

Como Adotar Cachorro. Gostou das Dicas? Se tiver Dúvidas ou quiser saber mais ENTRE EM CONTATO com a Dogues Love!

Siga nosso Instagram: @DoguesLove

Conheça o Canal da Dogues Love no logo youtube 1 - Como adotar cachorro? Saiba 6 Dicas importantes

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *